Descrição
O lugar a intervir encontra-se sobre os lotes 17, 18 e 19, situados numa urbanização existente por completar e inserida na Rua da Bela Vista e Rua Alcaniça, num lote de 1.504,64m2, enquadrado numa paisagem urbana provida de acessos rodoviários e de transportes públicos.
Estrategicamente, o edifício procura estabelecer conexões entre os elementos circundantes e a urbanização em que se integra.
A proposta apresenta 3 blocos habitacionais com acessos independentes, que vêm completar o conjunto habitacional “Alcaniça” como fator caracterizador de um edifício virado para a presença e eficiência programática.
O bloco do lote 17, é geminado com a urbanização existente, e os blocos 18 e 19, são geminados entre si, deixando assim entre os blocos 17 e 18, uma escadaria de acesso entre a Rua da Bela Vista e a Rua Alcaniça.
Os edifícios são definidos por padrões axadrezados, permeando jogos de profundidade e dinâmica nas fachadas e nas áreas.
Do ponto de vista funcional os edifícios são compostos por 5 pisos de habitação com tipologias entre T1 e T3.
A disposição das divisões das casas foi enquadrada da forma mais funcional possível, sendo adequada às necessidades das diferentes tipologias e tendo em consideração as tendências da sociedade moderna, criando espaços habitáveis com a maior área possível, eliminando corredores através da hierarquização de espaços sociais para espaços privados, fomentando o convívio e o aumento de sensação de amplitude de espaço.
Sobre a estrutura deste edifício recorreu-se ao sistema tradicional da estrutura em betão armado forrado com sistema ETICS, privilegiando o uso de um sistema construtivo conhecido e o recurso a materiais locais.